Bamako, Mali (PANA) - Trezentos e 24 ex-combatentes rebeldes tuaregues acabam de concluir a sua formação para serem integrados no Exército maliano, soube a PANA de fonte de segurança no local.
A integração desses antigos guerrilheiros decorre do Acordo de Paz e Reconciliação assinado em meados de 2015, entre o Governo maliano, grupos armados do norte e a comunidade internacional, para uma paz definitiva no Mali.
Estes elementos, que seguiram uma formação acelerada, são 15 oficiais formados nas Escolas Militares Inter-Armas (EMIA) de Koulikoro, 80 suboficiais da Escola dos Suboficiais (ESO) de Banancoro e 229 mililtares das fileiras de Tiby.
Um primeiro grupo de várias centenas de soldados foi formado recentemente, tendo sido integrado nas forças de defesa e de segurança do Mali.
Em 2012, rebeldes tuaregues independentistas, apoiados por terroristas de todos os horizontes, ocuparam, de março a janeiro de 2013, as províncias do norte do Mali, ou seja dois terços do território nacional, donde serão finalmente expulsos pelas forças francesa de Barkane, maliana e africana.
Vários combatentes rebeldes eram desertores do Exército maliano, dos quais um número importante faz parte dos soldados formados e integrados hoje no Exército maliano, no quadro do Acordo de Paz e Reconciliação no Mali.
-0- PANA GT/JSG/SOC/FK/DD 6nov2019