Mais de 300 instituições ligadas por fibra ótica em Cabo Verde
Praia, Cabo Verde (PANA) - Mais de 300 instituições da governação central e local de Cabo Verde estão já ligadas por fibra ótica e têm as suas redes estruturadas, graças à primeira fase do Projeto e-GOV II, financiado pela China, apurou a PANA, terça-feira, na cidade da Praia.
De acordo com uma nota do Núcleo Operacional da Sociedade da Informação (NOSi), instituição pública que coordena o setor das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), em Cabo Verde, (TIC), foram também instalados novos equipamentos no Data Center, e fornecidas 44 infraestruturas de laboratórios WebLabs.
As infraestruturas de WebLabs foram ”instaladas em diversas escolas, em todos os concelhos do país”, prossegue a nota, indicando que diversas escolas secundárias, tal como instituições públicas centrais, também usufruíram da ligação de Redes de Fibra Óptica.
Nesta primeira fase concluída em agosto, acrescenta a fonte, foi possível ainda estruturar as Redes Locais e instalar Redes WI-FI para criar e melhorar a capacidade interna de comunicação nessas instituições e para facilitar a mobilidade.
A mesma fonte informa ainda que, em outubro último, deu-se início à segunda fase do Projeto, em que os técnicos envolvidos vão ativar os serviços e as infraestruturas de conetividades instaladas.
A a entrada em funcionamento de todo o investimento feito, irá conferir-se “maior capacidade de resposta dessas instituições”.
“O Projeto e-GOV II garantirá melhoria de acesso à Rede do Estado, melhorando indicadores de banda larga, internet nas escolas, penetração geral de internet e infoexclusão”, aponta a nota de imprensa.
No total são 16 km de fibra de ótica instalada “que vão melhorar a conetividade das escolas, beneficiando também os WebLabs, principais instituições, na Praia, e ligar algumas estações BTS WIMAX (equipamentos para comunicação wireless)” à Rede Tecnológica Privativa do Estado-RTPE ”sem passar por operadoras”, explica o NOSi.
O Projeto e-GOV II compreende o fornecimento de equipamentos de WebLabs, equipamentos para o Data Center, bem como, o reforço da conetividade para melhorar o acesso das instituições públicas à Rede Tecnológica Privativa do Estado (RTPE).
Este último objetivo estende-se às Escolas e Serviços de Saúde, contemplando mais de 300 instituições das diferentes áreas de governação central e local.
Os trabalhos de implementação do projeto foram supervisionados pelo NOSi e pela empresa chinesa IT Electronic Eleventh Design Research Institute Scientific and Technological Engineering Corporation Limited and Sichuan Huakai Project Management Co. Ltd.
A execução geral do projeto foi da empresa chinesa, Anhui Telecommunications Engineering Co., Ltd., explicita ainda a nota de imprensa.
As operadoras de telecomunicações Cabo Verde Telecom e a Unitel Tmais bem como as empresas Electra (eletricidade) e AdS (água) e as instituições da Polícia Nacional e Câmaras Municipais da ilha Santiago foram também parceiros desse projeto, acrescenta a nota.
-0- PANA CS/IZ 06nov2019