Agência Panafricana de Notícias

Mais de 3 mil cidadãos da RDC refugiam-se em Brazzaville

Brazzaville, Congo (PANA) – Mais de três mil cidadãos da República Democrática do Congo (RDC) chegaram desde a 28 de novembro em Brazzaville, a capital do vizinho Congo, à espera
da publicação dos resultados das eleições presidenciais e legislativas de 28 de novembro, anunciou terça-feira a Polícia congolesa.

"Desde sexta-feira, um movimento fora do comum foi observado em Beach, em Brazzaville", ressaltou a Polícia fronteiriça.

"Estes Congoleses, homens, mulheres e crianças, provenientes da margem esquerda do rio Congo, preferem estar em segurança em Brazzaville, enquanto esperam pela publicação dos resultados provisórios do escrutínio presidencial de 28 de novembro", precisa a mesma fonte, acrescentando que diplomatas, políticos, parlamentares (deputados e senadores), bem como artistas fazem parte dos refugiados.

A capital da República Democrática do Congo, Kinshasa, apenas etá separada de Brazzaville por quatro quilómetros de rio.

Desde o final do escrutínio, enquanto a Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) assegura a contagem dos votos e a compilação dos resultados da presidencial, a escalada em torno dos campos do Presidente cessante, Joseph Kabila, e do seu principal adversário, Etienne Tshisekedi, faz temer eventuais violências no país.

-0- PANA MB/TBM/CJB/TON 07dez2011