Agência Panafricana de Notícias

Mais de 27 mil hectares de superfície vegetal destruídos em três anos na Tunísia

Túnis, Tunísia (PANA) – Mais de 27 mil hectares de superfície vegetal foram destruídos na Tunísia desde a revolução de 2014, devido a fogos de mato e à exploração ilegal das florestas, revelou no fim de semana passado o ministro tunisino da Agricultura, Lassaad Lachaal.

Falando por ocasição da celebração da Festa Nacional da Árvore, o governante tunisino indicou, no entanto, a existência duma estratégia destinada a aumentar, em 10 anos, 10 porcento da cobertura vegetal da totalidade da superfície tunisina por meio da arborização anual entre 15 mil e 20 mil hectares.

As florestas, além da sua contribuição ambiental, representam um recurso económico importante para as populações na Tunísia.

Constituem por um lado uma fonte de receitas para centenas de milhares de pessoas que garante a vida, nomeadamente no norte do país, a quase 900 mil pessoas, por outro, são receitas diretas e indiretas para o país, avaliadas em cerca de 400 milhões de dinares tunisinos (mais de 218 milhões de dólares americanos).

-0- PANA AD/IN/BEH/IBA/FK/DD 11nov2014