Agência Panafricana de Notícias

Mais de 2.200 escolas fechadas devido à insegurança no Burkina Faso

Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) – A situação dos estabelecimentos fechados era de 2.244,  no fim do ano escolar e na data de 28 de maio de 2021, afetando 304.564 alunos, anunciou, sexta-feira, o Ministério da Educação do Burkina Faso.

Numa nota enviada aos seus serviços descentralizados, o Ministério indica que a crise de segurança prevalecente no país, desde 2015, continua a ter um impacto negativo no setor da educação. 

Ao lembrar o número crescente de Pessoas Deslocadas Internas (PDI), que é 1.423.378 na data de 31 de agosto de 2021, dos quais 53 por cento em idade escolar, a fonte lembrou “a obrigação, para cada ator, a qualquer nível que esteja, de tomar disposições que se imponham para a inscrição e reinscrição das crianças e alunos deslocados internos nos estabelecimentos escolares.

Exortou os responsáveis dos serviços descentralizados a partilharem esta informação com a comunidade educativa, através dos conselhos de reinício das aulas, dos encontros estatutários e extraordinários, durante todo o ano letivo.

-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 24set2021