Niamey, Níger (PANA) - A polícia nigerina apreendeu mais de 214 quilos de cocaína no norte do Níger, na posse de um prefeito desta região e seu motorista quando tentavam transportar a droga para a Líbia, país de trânsito para a Europa, anunciou quarta-feira, no Escritório Central para a Repressão ao Tráfico Ilícito de Estupefacientes (OCRTIS, sigla em francês).
A droga apreendida domingo último, assim como o edil, o motorista e o seu veículo, foram apresentados à imprensa em Niamey, para onde foram transferidos segunda-feira última.
Os polícias estavam "no encalço de uma quantidade de droga introduzida a partir do Mali e que estava prestes a ser transportada para a Líbia", disse a repórteres Nana Aïchatou Ousmane Bako, porta-voz do OCRTIS.
A investigação culminou com a apreensão, a 2 de janeiro de 2022, de 199 pacotes de cocaína com peso total de 214.635 quilos descobertos num veículo da prefeitura de Fachi (norte), a bordo do qual o edil viajava" para Dirkou, uma localidade nigerina perto da Líbia, acrescentou a mesma fonte.
“Esta é a primeira vez que o nosso país apreende uma quantidade tão grande de cocaína”, disse Nana Aïchatou, acrescentando que o valor comercial da mesma é de 11.730.000.000 F CFA (cerca de 6.000.000 de dólares americanos), tinha como destino final a Europa.
-0- PANA YY/IN/IS/MAR/DD 06jan2022