Niamey, Níger (PANA) - Duzentas e cinquenta e cinco pessoas, das quais 58 menores, foram detidas em Niamey quando se manifestavam contra as medidas preventivas contra a Covid-19 (coronavírus), anunciou, quarta-feira, o gabinete do Procurador da República junto do Tribunal Supremo Excecional de Niamey.
Segundo o procurador, durante estas manifestações, foram registados casos de violência contra agentes encarregues de fazer aplicar a lei, bem como avultados danos de bens públicos e privados.
O comunicado convida, por outro lado, os pais dos menores detidos a contactarem o gabinete do procurador, a partir da terça-feira 28 de abril de 2020, às 08h00, para discutirem sobre modalidades de indemnização dos danos causados.
Manifestações nocturnas, refere-se, abalaram, de repente, vários bairros da cidade de Niamey, entre 17 e 20 de abril corrente.
Os manifestantes, principalmente jovens, queimaram pneus e destruíram bens públicos e privados para protestar contra as medidas restritivas tomadas pelo Governo no contexto da luta contra a Covid-19, nomeadamente o recolher obrigatório instaurado na cidade de Niamey (a cidade mais afetada do país) e a proibição das orações coletivas em mesquitas.
-0- PANA SA/DIM/DD 28abril2020