Agência Panafricana de Notícias

Mais de 20 chefes de Estado convidados para emposse de Presidente cabo-verdiano

Praia, Cabo Verde (PANA) - O novo Presidente da República de Cabo Verde, Jorge Carlos Fonseca, endereçou convites a mais de 20 chefes de Estado para a sua tomada de posse, a 9 de setembro próximo, soube a PANA quarta-feira na Praia de fonte oficial.

Na lista dos convidados figuram os restantes Presidentes de Estados da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), nomeadamente de Angola, José Eduardo dos Santos, do Brasil, Dilma Roussef, da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, de Moçambique, Armando Guebuza, de Portugal, Aníbal Cavaco Silva, de São Tomé e Príncipe, Manuel Pinto da Costa, e de Timor Leste, José Ramos Horta.

Jorge Carlos Fonseca, eleito na segunda volta das eleições presidenciais a 21 de agosto, enviou também convites ao Secretário-Geral das Nações Unidas, ao presidente da Comissão Europeia, ao secretário executivo da CPLP e ao presidente da Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), bem como aos chefes de Estado dos restantes 14 países que integram a organização oeste-africana.

Segundo Manuel Faustino, mandatário nacional da candidatura de Jorge Carlos Fonseca, a lista já foi entregue ao Protocolo de Estado cabo-verdiano e tudo dependerá agora das agendas dos convidados.

“Nem todos poderão vir, uma vez que o tempo é escasso, a posse é já dia 09 (de setembro) e as agendas impossibilitarão a presença de alguns dos convidados”, reconheceu Manuel Faustino.

O Presidente eleito, de 60 anos, natural do Mindelo, ilha de São Vicente, vai suceder a Pedro Pires, no cargo desde 2001 e que foi impossibilitado pela Constituição de disputar um terceiro mandato este ano.

Jorge Carlos Fonseca será o quarto Presidente de Cabo Verde, em 36 anos de independência, após Aristides Pereira (1975-1991), António Mascarenhas Monteiro (1991-2001) e Predro Pires (2001-2011).

-0- PANA CS/TON 31ago2011