Mais de 2,3 milhões de eleitores inscritos no Burkina Faso
Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - Mais de dois milhões e 300 mil Burkinabes estão inscritos para as próximas eleições gerais, no país, revelou terça-feira o presidente da Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI), Newton Ahmed Barry.
"Ultrapassamos os dois mil 300 mil inscritos" para as próximas eleições, afirmou Barry, citado pela Agência de Notícias do Burkina Faso (AIB).
Segundo o presidente da CENI, quatro meses antes das eleições simultâneas (presidenciais e legislativas), a 22 de novembro, qualificou este dado de "inéditos".
Para os dados de registo já compilados, ele observou que os jovens estão em maioria, com pessoas dos 18 aos 35 anos de idade a representarem mais de 52 por cento os eleitores inscritos.
Barry lamentou a "baixa participação" das mulheres, com quase 42 por cento dos inscritos, "o que não é muito bom"-
Desde Koudougou, onde participa no ateliê de formação sobre a publicação de cadernos eleitorais e os litígios conexos, o presidente da CENI fez uma avaliação positiva do processo de inscrição que, segundo ele, ocorreu nas “melhores condições possíveis”.
Koudougou é uma cidade localizada a 100 quilómetros a oeste de Ouagadougou, capital burkinabe.
Os operadores de kits puderam viajar por 83 por cento das aldeias, 94 por cento das comunas, 45 províncias e 13 regiões do Burkina Faso.
"Conseguimos passar pela fase mais difícil, a do campo", congratulou-se Newton Ahmed Barry.
Em junho passado, CENI anunciou que, num potencial de quatro milhões e 500 mil novos eleitores, apenas um milhão e 100 mil foi inscritoo a meio percurso, com menos de 20 por cento abaixo dos 25 anos.
-0- PANA TNDD/BEH/MAR/IZ 28julho2020