Genebra, Suíça (PANA) – Cento e sessenta e três refugiados foram transferidos da Líbia, onde ocorrem combates nos arredores da capital do país, Tripoli, para o vizinho Níger, anunciou sexta-feira o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) em Genebra.
Três mil outros refugiados estão bloqueados em centros de detenção perto das zonas de confrontos, alertou o ACNUR num comunicado divulgado no mesmo dia na capital suíça.
Esta operação é a primeira no quadro da evacuação dos refugiados e dos migrantes da Líbia desde a eclosão dos combates, a 4 de abril último, precisou a fonte.
Várias crianças e mulheres fazem parte dos refugiados transferidos por um avião do ACNUR que chegou muito cedo sexta-feira ao Níger, de acordo com a nota.
"Devido à situação na Líbia, as evacuações humanitárias constituem operações de socorros para refugiados cuja vida está exposta a perigos da guerra”, acrescentou o comunicado.
O ACNUR anunciou antes ter transferido refugiados dos centros de Abou Slim e de Ain Zara para o centro de Tripoli, lê-se no comunicado.
Por sua vez, a Organização Internacional para as Migrações (OIM) afirmou que 25 mil pessoas se deslocaram muito antes de Tripoli, fugindo dos combates entre as forças leais ao Governo líbio de União Nacional, reconhecido pela comunidade internacional, e as do autoproclamado Exército Nacional líbio, comandado pelo marechal Khalifa Haftar.
-0- PANA AT/IN/IS/FK/DD 19abril2019