Bamako, Mali (PANA) – A região de Kayes, no oeste do Mali, registou 166 casos suspeitos de sarampo, incluindo 34 confirmados, entre os quais 62 óbitos em Kayes, capital da reigão do mesmo nome, e 36 em Kita, revelou o diretor-regional da Saúde de Kayes, Kizito Dabou.
Citado pela Agência Maliana de Notícias (AMAP), Dabou falava durante uma reunião do Comité de Pilotagem organizada segunda-feira, em Kayes, no quadro dos preparativos da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.
A vacinação vai decorrer, de 22 a 28 de abril corrente, em todo o território nacional e cujo objetivo é erradicar a doença, até 2020.
A reunião visou informar os atores-chaves da operação e limitar a propagação do sarampo, um fenómeno recorrente, indicou Dabou, explicando que o problema é à escala mundial.
O objetivo da campanha é fazer vacinar pelo menos 95 porcento das crianças dos nove aos 59 meses de idade, a todos os níveis, formar os agentes de saúde em segurança das injeções e reduzir a morbidade e a mortalidade infantil imputável ao sarampo e destruir 100 porcento dos lixos saídos da campanha de sarampo.
A Direção Regional da Saúde de Kayes previu três milhões e 800 mil doses de vacinas para três milhões e 500 mil crianças para a presente campanha.
-0- PANA GT/IS/MAR/IZ 03abril2019