Agência Panafricana de Notícias

Mais de 100 migrantes clandestinos detidos na Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – Mais de 100 migrantes clandestinos de diferentes nacionalidades africanas foram detidas sexta-feira por unidades e segurança em Tarhouna (oeste líbio), anunciou uma fonte de segurança local.

« O número de emigrantes detidos atinge mais de 100, entre os quais homens, mulheres e crianças », indicou o diretor do gabinete de informação e relações públicas do Câmara Municipal de Tarhouna, Mohamed Said.

« Todos os migrantes foram entregues aos serviços de luta contra a emigração ilegal em Tarhouna, para tomar todas as diligências jurídicas necessárias para eles e entregá-los às autoridades competentes », acrescentou Said.

Apelou aos responsáveis do Estado para apoiarem os serviços de luta contra a emigração ilegal em Tarhouna, a fim de se possa reduzir o fenómeno do tráfico de seres humanos.

A passagem marítima entre a Líbia e a Itália é atualmente a principal via usada pelos migrantes que querem entrar na Europa mesmo depois do acordo entre a Turquia e a União Europeia que fez baixar fortemente fluxos migratórios para a Grécia.

País ao mesmo tempo de trânsito de de destino da emigração, a Líbia enfrenta uma grave onda de chegadas de migrantes clandestinos desde a destituição do regime de Muamar Kadafi em 2011 após 42 anos de poder ditatorial.

-0- PANA BY/TBM/MAR/DD 13junho2016