Mais de 100 Cabo-verdianos retidos em países africanos regressam à casa
Praia, Cabo Verde (PANA) – Cento e um Cabo-verdianos retidos em países africanos, devido a interrupção das ligações aéreas, devidas à pandemia da covid-19, regressaram no ultimo fim de semana, ao pais, num voo de repatriamento sob a égide do Ministério dos Negócios Estrangeiros, em parceria com o Governo senegalês, apurou a PANA de fonte segura.
Eles foram repatriados do Senegal, do Egito, de Marrocos, da Guiné-Bissau e da Gâmbia, de acordo com a mesma fonte.
Em declarações à imprensa, o ministro cabo-verdiano dos Negócios Estrangeiros e Comunidade, Luís Filipe Tavares, revelou que, neste voo de repatriamento, viajaram também estrangeiros com residência legal em Cabo Verde.
O chefe da diplomacia cabo-verdiana revelou, por outro lado, que o referido voo levou de regresso ao seu país de origem um “grande número de Senegaleses” que, também, estavam bloquados em Cabo Verde em idênticas circunstâncias.
“Todos os passageiros vieram com testes PCR negativos”, garantiu o governante, acrescentando que entre estes regressados estavam dois marinheiros de São Vicente estagnados na Gâmbia.
Os seus testes PCR revelaram-se positivos, há pouco mais de um mês, quando outros cinco colegas tinham sido repatriados, segundo o ministro.
“Conseguimos, igualmente, trazer do Brasil a jovem estudante Lisandra Costa que tinha perdido o voo de repatriamento de estudantes que realizámos no dia 24 de agosto último, a partir de Fortaleza, no Estado do Ceará (Brasil)”, anunciou Luís Filipe Tavares.
-0- PANA CS/DD 01set2020