Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - O Burkina Faso mobilizou, em 2019, 907 biliões de francos CFA (mais de um milhão e 500 mil dólares americanos) para a ajuda ao desenvolvimento, anunciou sexta-feira, num comunicado de imprensa, o Ministério Burkinabe da Economia e das Finanças.
De acordo com o relatório de 2019 sobre a cooperação para o desenvolvimento, o volume da ajuda mobilizada em 2019 junto dos parceiros técnicos e financeiros no Burkina Faso estima-se em cerca de $ mil 549 milhões de dólares americanos, ou seja, 907 biliões de francos CFA, disse o comunicado.
"Esta ajuda foi dada na sua maioria (65,6 por cento) sob a forma de subvenções e essencialmente direcionada para a saúde, a produção agro-silvo-pastoral, o ambiente, a água e o saneamento, o trabalho, o emprego e a proteção social, a educação e a formação", de acordo com a mesma fonte.
O Banco Mundial, o Sistema das Nações Unidas, o Fundo Global, a União Europeia, o Banco Islâmico de Desenvolvimento, a Alemanha, os Estados Unidos, a França, a Suécia e o Banco Africano de Desenvolvimento são os dez principais parceiros com os maiores desembolsos em 2019.
Em comparação com 2018, o nível da ajuda externa aumentou quatro por cento em 2019, segundo o mesmo documento.
-0- PANA TNDD/JSG/DIM/DD 26setembro2020