Agência Panafricana de Notícias

Mais da metade das crianças nigerinas sofrem da pobreza

Niamey- Níger (PANA) -- Pelo menos seis crianças nigerinas em cada 10 vivem na pobreza enquanto progressos consideráveis foram realizados a favor do respeito pelos seus direitos, revela um relatório conjunto do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e do Governo nigerino.
O relatório sublinha que a pobreza prevalecente sobretudo nas zonas rurais afectam particularmente as províncias de Dosso, Maradi, Tillabéry e Zinder, onde duas crianças em cada três estão afectadas por este flagelo.
"Até à data presente, a prioridade atribuída à avaliação da pobreza das famílias dissimulava as necessidades mais específicas em termos de protecção das crianças que são muitas vezes mais vulneráveis no seio da família", sublinha o documento.
Falando durante a cerimónia de lançamento do relatório, o representante do UNICEF, Guido Borghese, declarou que "a pobreza dos petizes é bem mais profunda do que a dos adultos".
"O seu impacto é efectivamente muito mais devastador.
No entanto, a extrema vulnerabilidade das crianças só poderá ser resolvida se lançarmos e reforçarmos os debates aos níveis nacional e internacional sobre as verdadeiras prioridades para o bem-estar dos petizes nigerinos", acrescentou Borghese.