Agência Panafricana de Notícias

Maioria de Nigerianos querem candidatura do actual Presidente em 2011

Lagos- Nigéria (PANA) -- Uma sondagem de opinião realizada por The Punch, um dos maiores jornais da Nigéria, revela que a maioria da população do país quer que o actual Presidente Goodluck Jonathan se candidate às eleições presidenciais de 2011.
Segundo a sondagem, mais de 80 porcento das pessoas interrogadas responderam "sim" à questão de saber se eles pensavam que o Presidente Jonathan devia ser candidato à sua própria sucessão.
O Presidente Jonathan acedeu à magistratura suprema da Nigéria a 5 de Maio de corrente na sequência da morte do Presidente Umaru Yar'Adua de quem ele era o Vice-Presidente.
No seio do Partido Democrático Popular (PDP, no poder), as opiniões estão divididas sobre a candidatura eventual de Jonathan às eleições presidenciais.
Em virtude dum sistema rotativo instaurado no seio desta formação política, o seu candidato às próximas eleições presidenciais deve ser originário do norte do país depois de um sulista ter exercido dois mandatos de quatro anos.
Na semana passada, um conselheiro do Presidente nigeriano declarou que este último se candidatará às eleições, mas as suas declarações foram desmentidas pela Presidência.