Maior jazigo de gás natural na Tunísia já em exploração
Túnis, Tunísia (PANA) – O campo de produção gás de Nawara entrou na sua fase de exploração desde quarta-feira, em Túnis, anunciou o primeiro-ministro tunisino, Oussef Chahed.
Falando da inauguração deste jazigo, Chahed qualificou o evento de "histórico" para a Tunísia.
O campo de Nawara é, com efeito, o maior projeto do país em termos de investimento, com três mil milhões e 500 milhões de dinares tunisinos (11,2 mil milhões de euros), com capacidade de produção avaliada em dois milhões 700 mil metros cúbicos de gás natural, acrescentou.
A sua entrada na fase de exploração, segundo o chefe do Governo tunisino, aumentará assim, a partir deste ano de 2020, em 50 por cento a produção nacional tunisina de gás natural e oferecerá, além disso, sete mil barris de petróleo.
O jazigo reduzirá para 30 por cento a importação de gás e para sete por cento o défice da balança comercial do país, regozijou-se o primeiro-ministro.
Ele contribuirá para um melhor crescimento económico da Tunísia e diminuirá em 26 por cento em 2020 a subvenção concedida ao setor dos combustíveis, avaliada atualmente em mil milhão e 900 milhões de dinares (mais de 611,3 milhões de euros).
A sua exploração permitirá, além disso, diminuir as despesas da Companhia Tunisina de Eletricidade e Gás e as da Empresa tunisina de Refinação, cujas previsões do ano em curso se estimam em 500 milhões de dinares (160,8 milhões de euros).
O campo foi descoberto em 2006, no sul da Tunísia, ao passo que a autorização da sua exploração, concedida à empresa petrolífera austríaca, OMV, indica-se.
-0- PANA YY/IN/JSG/FK/DD 5fev2020