Agência Panafricana de Notícias

Maior barragem no Congo-Brazzaville arranca em Outubro

Imboulou- Congo-Brazzaville (PANA) -- A barragem de Imboulou (210 quilómetros a norte de Brazzaville), a maior do país com uma capacidade de 120 megawatts e cujas obras foram iniciadas em 2004 por peritos chineses, será operacional a partir de Outubro próximo.
"Realizámos a maior parte da obra, nomeadamente, a betonagem em 85 por cento.
Em Outubro próximo, teremos o primeiro kilowatt resultante desta barragem", indicou o chefe do projecto, Léon Armand Ibovi.
O chefe de Estado congolês, Denis Sassou Nguesso, visitou segunda- feira, esta obra onde operam centenas de trabalhadores chineses e congoleses.
No termo da obra, a barragem de Imboulou será um grande complexo turístico composto por 39 alojamentos, um hotel de dois pisos, uma escola e um hospital.
O seu custo global estima-se em 280 milhões de dólares americanos dos quais 85 por cento financiados pela China e o resto pelo Governo congolês.
O Congo-Brazzaville espera com esta barragem duplicar a sua capacidade de produção de energia actualmente estimada em 150 megawatts para necessidades calculadas em 600 megawatts.
Apesar dos seus recursos petroleiros, o Congo-Brazzaville regista um défice energético e importa essencialmente corrente eléctrica da vizinha República Democrática do Congo (RDC).