Agência Panafricana de Notícias

Magistrados em formação sobre combate a narcotráfico na Guiné-Bissau

Bissau- Guiné-Bissau (PANA) -- O Gabinete da ONU para a Luta contra a Droga e a Criminalidade (UNODC) e o Ministério da Justiça da Guiné- Bissau estão a organizar uma acção de formação para os magistrados do país no âmbito do combate ao narcotráfico, soube a PANA de fonte oficial em Bissau.
Na sessão de abertura do curso, segunda-feira, o ministro da Justiça, Mamadu Saliu Djalo Pires, disse que "o objectivo é preparar melhor os magistrados da área criminal, que asseguram a justiça penal na Guiné- Bissau, para conhecerem melhor os instrumentos internacionais com que podem contar no combate à criminalidade organizada, o narcotráfico e a criminalidade transnacional".
Mamadu Djaló Pires adiantou que o curso de formação, que encerra quarta-feira, "irá permitir aos magistrados saberem exactamente como se desenvolve a cooperação internacional, nomeadamente no que diz respeito à extradição de indivíduos".
Em Julho passado, um piloto, identificado por Guerra Carmelo Vasquez, fugiu da Guiné-Bissau após ter sido libertado por um juiz de instrução criminal apesar de ser alvo dum mandado de captura internacional por envolvimento em tráfico de droga no México.
Segundo a ONU, o desenvolvimento da Guiné-Bissau tem sido comprometido pela instabilidade política desde a guerra civil de 1998 e pela utilização do território para fazer entrar droga na Europa pelas máfias latino-americanas.
As Nações Unidas consideram igualmente que as dificuldades socioeconómicas da Guiné-Bissau, o narcotráfico e outros crimes organizados fragilizam a capacidade de manter a paz e a estabilidade no país.