Agência Panafricana de Notícias

Magistrados e polícias dos PALOP reúnem-se em Cabo Verde

Praia- Cabo Verde (PANA) -- Magistrados e agentes de investigação criminal de Cabo Verde, Angola, Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe participam a partir desta segunda-feira na Praia numa acção de formação sobre branqueamento de capitais e criminalidade organizada, soube-se de fonte segura na capital cabo-verdiana.
Durante a acção de formação, os magistrados e polícias dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) vão analisar também questões ligadas ao tráfico de influências e à cooperação judiciária internacional.
Trata-se da segunda acção formativa realizada no âmbito do Projecto PIR-PALOP de Apoio ao Desenvolvimento dos Sistemas Judiciários dos países africanos lusófonos e que visa o reforço da qualificação do pessoal dos sistemas judicial e prisional.
Este projecto visa também a criação e ligação via internet de bases de dados sobre legislação e apoio à revisão dos códigos legais dos PALOP.
O projecto está avaliado em 9,750 milhões de euros, dos quais oito milhões financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento.