Agência Panafricana de Notícias

Magistrados abraçam luta contra corrupção e impunidade em África

Niamey , Níger (PANA) – A batalha pelo desenvolvimento passa pela luta contra a corrupção, declarou o primeiro-ministro nigerino, Brigi Rafini, na abertura terça-feira, em Niamey, da 19ª reunião da secção africana da União Internacional dos Magistrados (UIM) sob o lema “O Papel ou a Posição do Magistrado na Luta contra Corrupção e a Impunidade”.

Para o primeiro-ministro nigerino, a corrupção é um flagelo que afeta praticamente todos os países e dificulta as políticas de desenvolvimento.

"Através de facetas múltiplas (fraudes, desvio de fundos públicos, favoritismo, tráfico de influência), este fenómeno obstrui as administrações públicas, aniquila todos os esforços visando a realização de infraestruturas e de serviços sociais básicos », deplorou Brigi Rafini, sublinhando a necessidade de combatê-lo.

Magistrados de vários países africanos e da Europa participam na reunião cujo objetivo é alargar e aperfeiçoar os conhecimentos dos magistrados que vão trocar impressões sobre as suas experiências e as suas práticas no domínio da luta contra a corrupção.

Os participantes vão nomeadamente confrontar as diversas legislações neste domínio, elaborar propostas e recomendações para os decisores, a fim de criar as condições duma melhor eficácia na luta contra este flagelo que não poupa nenhum país no mundo.

Assim, os magistrados estarão melhor equipados sobre os mecanismos visando lutar eficazmente contra a corrupção e a impunidade.

-0- PANA SA/JSG/FK/IZ 3junho2014