Agência Panafricana de Notícias

Madonna financia projecto de escola de raparigas no Malawi

Lilongwe- Malawi (PANA) -- A estrela mundial da música pop, Madonna, cortou segunda-feira a fita e plantou uma árvore que simboliza o lançamento do seu projecto de construção duma escola de raparigas em Lilongwe, dum custo de 15 milhões de dólares americanos, constatou a PANA no local.
"O mais importante na vida dum homem é a responsabilidade que temos de ajudar os mais pobres no mundo", declarou Madonna aos mil aldeões em Chinkhota, a cerca de 10 quilómetros da capital, Lilongwe.
A estrela de 51 anos de idade, vestida duma roupa de verão preta e um pano colorido, declarou que durante os quatros anos que ela conheceu o Malawi considerou as raparigas e as mulheres deste país muito resistentes.
"Durante todas as minhas viagens, os meus inquéritos e as minhas conversas, o assunto que volta mais é o carácter excepcional no Malawi das mulheres, jovens como velhas, cmo elas são empreendedoras e merecem receber uma formação", declarou.
Anjimile Mtila-Opponyo, irmã da Vice-Presiente do Malawi Joyce Banda e directora-geral da Raising Malawi Academy que apoia a educação das raparigas, indicou que a abertura da escola está prevista para 2011.
Declarou que as raparigas saídas de todas as 28 regiões do país terão oportunidade de integrar esta escola duma capacidade de 500 alunas.
"A escola vai salientar o ensino das ciências e matemáticas para formar médicas em número suficiente para reduzir as taxas de mortalidade materna", disse.
Na cerimónia, Madonna, acompanhada da sua filha mais velha Lourdes, ajoelhou-se para plantar uma ervilha com a ajuda duma concha.
Phillip Berg, co-fundador de Raising Malawi - a fundação caritativa criada por Madona para o Malawi - plantou igualmente uma ervilha.
Madonna declarou que "quando esta escola se tornar um êxito e ela será com a ajuda de Deus vamos desmultiplicar esta experiência não só no Malawi, mas igualmente em outras partes do mundo".
O ministro da Educação, George Chaponda, agradeceu a Madonna pela escolha do Malawi.
Madonna será recebida em audiência esta terça-feira pelo Presidente do Malawi, Bingu wa Mutharika.