Madagáscar qualifica-se para quartos-de-final do CAN 2019
Cidade do Cairo, Egito (PANA) – O sonho continua para Madagáscar que, para a sua primeira participação num Campeonato Africano das Nações (CAN) de futebol, qualificou-se para os quartos-de-final, ao eliminar, domingo, na cidade de Alexandria, a República Democrática do Congo (RDC) nas grandes penalidades, no quadro dos oitavos-de-final do CAN 2019.
As grandes penalidades intervieram depois de ambos terem empatado a duas bolas (2-2), no termo do tempo regulamentar e das prolongações.
Talvez tenham sido galvanizados pela presença do seu Presidente da República, Andry Rajoelina, que se deslocou ao Egito com 500 adeptos, só para assistir a este jogo, os futebolistas malgaxes deram o melhor de si, imprimindo um ritmo desenfreado durante o jogo.
Assim sendo, foi evidentemente eles que inauguraram o marcador aos nove minutos do jogo com um golo esplêndido, com certeza o mais bonito da competição, de Ibrahim Amada, que um remate para as balizes guardadas por Matampi, que, no entanto, nada podia fazer.
Os futebolistas congoleses equilibraram progressivamente o jogo para estar à altura dos seus adversários, aos 21 minutos, com uma cabeçada de Credic Bakambu.
Os "Baréas" malgaxes retomaram, no entanto, a vantagem, 56 minutos depois, graças a Faneva Andriatsima, tendo mantido este domínio até aos 90 minutos da partida, antes de o Congolês Chancel Mbemba empatar com uma linda cabeçada.
As prolongações não deram nada nem para uma nem para outra, tendo ambas recorrido às grandes penalidades em que, os futebolistas Malgaxes se mostraram mais ágeis, marcando quatro golos contra duas dos seus adversários.
-0- PANA JSG/IBA/FK/DD 8julho2019