Madagáscar oferece 80 hectares de terras às ilhas Maurícias para setor têxtil
Port-Louis, ilhas Maurícias (PANA) - Madagáscar concedeu às ilhas Maurícias cerca de 80 hectares de terras em Moramanga, no leste, para a implantação de um centro têxtil, anunciou quinta-feira o ministro maurício dos Negócios Estrangeiros, Integração Regional e Comércio Internacional, Alan Ganoo.
As ilhas Maurícias poderão enviar uma missão técnica a Madagáscar para realizar estudos necessários ao lançamento do projeto, declarou o governante durante um encontro com empresários malgaxes que visitaram o país no mesmo dia.
O encontro versou sobre a forma como as ilhas Maurícias e Madagáscar podem completar-se para o crescimento da sua respetiva indústria têxtil.
De acordo com o governante maurício, uma estratégia deve ser adotada conjuntamente com Madagáscar a fim de continuarem a beneficiar da lei sobre o crescimento e oportunidades em África, após o ano de 2025.
Nessa ocasião foram igualmente analisadas questões atinentes às linhas marítimas que ligarão as ilhas Maurícias às outras ilhas do Oceano Índico, bem como o acordo de livre comércio continental africano.
O setor da agroindústria e a forma como como as ilhas Maurícias podem beneficiar do apoio malgaxe para garantir uma melhor segurança alimentar foram igualmente abordados, segundo a mesma fonte.
Ganoo sublinhou que, tendo em conta os laços históricos existentes entre as duas ilhas e as conquistas dos dois países na indústria têxtil, “é necessário reforçarmos cada vez mais a nossa cooperação bilateral, devido à atual situação mundial."
Frisou que os dois países não são concorrentes mas complementares e que é preciso então que continuem a desenvolver a sinergia existente a níveis da industrialização e do têxtil.
-0- PANA NA/JSG/FK/DD 16junho2022