Agência Panafricana de Notícias

Má organização de eleições autárquicas no Senegal

Dakar- Senegal (PANA) -- As eleições autárquicas que decorreram no Senegal domingo deixam transparecer uma má organização do escrutínio em todo o país, noticiaram rádios locais.
Segundo a Rádio Futurs Media (RFM), uma rádio privada de Dakar que desdobrou os seus correspondentes em todas as assembleias de voto do país, "pode-se concluir que, no conjunto, as eleições autárquicas foram mal organizadas".
Arranque tardio do voto nalgumas assembleias de voto de Dakar e nas outras províncias, falta de cabine de voto, de gabinetes, ausência de boletins ou de cadeados, tais são, entre outras, as falhas constatadas pela rádio no desenrolamento das eleições de domingo.
Outro facto que marca estas eleições é o facto de os jovens e as mulheres terem sido os grandes ausentes neste escrutínio que não registo afluência.
Acrescenta-se, segundo a mesma fonte, que até ao meio-dia o voto não tinha começado em algumas assembleias de voto de Pikine (subúrbio de Dakar), onde 400 mil eleitores estavam inscritos.
Falhas foram notadas também nas comunas de Dalifort, de Bargny e em províncias como Kaolack e Kédougou, no interior do Senegal.
Em Fatick (centro), bastião do antigo presidente da Assembleia Nacional e líder de APR/YAAKAR (oposição), Macky Sall, este último denunciou a ausência de fotos dos candidatos nas listas eleitorais, considerando ser uma "violação flagrante dos textos".
Listas da coligação "Sopi 2009" (que agrupa o partido no poder, Partido Democrático Senegalês, e os seus aliados) nas comunas de distrito de Ndindy e Ndoulo (em Diourbel, centro) invalidadas quinta- feira pela Comissão Eleitoral Nacional Autónome (CENA), não teriam sido retiradas das assembleias de voto destas localidades.
Interrogado pela RFM, o porta-voz da CENA, Issa Sall, indicou que medidas serão tomadas neste sentido no termo do voto.
Um orçamento de cinco biliões de francos CFA (um dólar equivale a 462 francos CFA) foi concedido para estas eleições e, segundo Sall, mais de 13 mil agentes foram mobilizados pela CENA para o bom desenrolamento do escrutínio.
No total, 90 partidos políticos e coligações de partidos disputam os sufrágios em 14 conselheiros regionais, 113 comunas, 370 comunidades rurais e 46 distritos do Senegal.