Agência Panafricana de Notícias

MSF retoma atividades no Sudão do Sul

Juba, Sudão do Sul (PANA) – A Associação médica humanitária "Médicos Sem Fronteiras" (MSF) anunciou a retomada de todos os seus serviços em Maban, no Sudão do Sul, após a suspensão da maioria das suas atividades na sequência de um violento ataque perpetrado a 23 de julho último, contra a sua representação e as suas instalações.

A MSF precisa num comunicado que, durante esta suspensão, apenas os serviços mínimos de emergência foram mantidos.

A associação humanitária nota, no entanto, que duas semanas após este ataque, a MSF retoma as suas atividades, reafirmando assim o seu compromisso com as comunidades de acolhimento e a população de refugiados na zona.

Desde meados de setembro último, a equipa da MSF no terreno esteve totalmente operacional.

"Depois de ter estreitamente controlado a evolução da situação nos últimos dois meses, estamos a reforçar progressivamente a presença da nossa equipa na zona de Maban, e a recuperar a nossa inteira capacidade operacional”, indicou Samuel Theodore, chefe de missão da MSF para o Sudão do Sul.

A MSF gere um hospital onde presta cuidados de saúde primários e secundários no campo de refugiados de Doro e propõe consultas médicas no hospital de Bunj.

"Reiteramos o nosso apelo para o respeito e a proteção dos trabalhadores humanitários e das infraestruturas sanitárias”, conclui o comunicado.

-0- PANA MA/NFB/TBM/FK/IZ 8out2018