Agência Panafricana de Notícias

MONUSCO promete continuar missão para paz na RD Congo

Kinshasa, RD Congo (PANA) - A Missão das Nações Unidas para a Estabilização na RD Congo (MONUSCO) e o conjunto do sistema das Nações Unidas exercer o seu mandato em todos os domínios de ação para a paz, o desenvolvimento sustentável, os direitos humanos e a ajuda humanitárias, declarou quarta-feira a sua porta-voz, Florence Marchal.

"Continuaremos a proteger as populações civis e salvar vidas. Continuaremos a apoiar a aplicação integral do Acordo de 31 de dezembro de 2016 que, a nosso ver, continua a ser a única via possível para ajudar a RD Congo a sair do impasse político no qual se encontra atualmente", sublinhou Florence Marchal.

Acrescentou que a aplicação deste acordo passa pela organização das eleições e pela aplicação das medidas de desanuviamento, como o respeito pela liberdade de expressão e de se manifestar pacificamente.

A porta-voz da MONUSCO reiterou a vontade da sua instituição de apoiar as operações logísticas ligadas à organização das eleições com parceiros internacionais e nacionais, em conformidade com a resolução de 2348 das Nações Unidas.

Marchal, que apresentava votos de Ano Novo da MONUSCO , em nome do representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e de todo pessoal das Nações Unidas, assinalou igualmente que este ano será marcado por uma mudança na liderança desta entidade na RD Congo.

Leila Zerrougui substitui Maman Sidikou à frente da MONUSCO, cujo mandato termina a 31 de janeiro corrente.

-0- PANA KON/IS/SOC/MAR/DD 10janeiro2018