Agência Panafricana de Notícias

MNE senegalês convida países africanos a prosseguir luta contra emigração clandestina

Dakar, Senegal (PANA) – O ministro senegalês dos Negócios Estrangeiros, Madické Niang, apelou esta quarta-feira, em Dakar, aos países africanos para prosseguir a luta contra a emigração clandestina, defendendo que este fenómeno "pode provocar vários tráficos e constituir uma fonte de insegurança".

« Temos de promover e facilitar cada vez mais a migração legal, pois ela contribuirá para estabilizar os fluxos irregulares pelo efeito psicológico e positivo que teria nos potenciais candidatos à emigração» , declarou o chefe da diplomacia senegalesa durante a cerimónia de abertura da terceira conferência ministerial do processo euro-africano de Rabat sobre a migração e desenvolvimento.

Ele afirmou que os países devem definitivamente respeitar as normas internacionais relativas aos direitos dos migrantes e à proteção das mulheres, das crianças e das raparigas provenientes da migração contra todas as formas de discriminação, exploração, abusos e tráficos.

« Qualquer iniciativa visando fazer da migração um fator de desenvolvimento deve basear-se nos princípios de responsabilidades partilhadas, de interesses comuns e de desenvolvimento solidário», acrescentou Niang.

Ele instou os países ocidentais, nomeadamente europeus, a promover e a facilitar a migração legal a fim de estabilizar os fluxos irregulares.

Segundo o chefe da diplomacia senegalesa, o endurecimento das condições de entrada nos países de destino tradicionais dos emigrantes tem por consequências a exploração de soluções de desesperança e de comportamento que minam o bom senso.

-0- PANA COU/AAS/FK/IZ 23nov2011