Agência Panafricana de Notícias

MNE líbio revela fluxo de terroristas da Síria para Líbia

Tripoli, Líbia (PANA) – O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed al-Dairi, revelou informações precisas sobre o fluxo de grupos armados durante um período recente, saídos por via aérea da Síria para a Líbia, após os ataques aéreos russos na Síria, agravando assim a ameaça terrorista num país exposto ao caos de segurança.

A organização terrorista Daech (Estado Islâmico) quer fazer da Líbia um refúgio para os grupos terroristas, face a um dos desafios constantes na Síria e no Iraque, afirmou al-Dairi.

Numa entrevista concedida ao jornal « Moyen-Orient », publicada sábado último, o chefe da diplomacia líbia precisou que « existem informações que obtivemos sobre a presença de campos de treino no oeste da Líbia.

« Estes campos procedem à formação de Tunisinos para perpetrar operações terroristas, no território tunisino, onde o Daech representa uma ameaça séria e uma fonte de preocupação », indicou.

A Líbia registou, ultimamente, uma subida fulgurante de grupos islamitas extremistas, nomeadamente a Al-Qaeda e o Daech, que tomaram várias cidades, prova da sua potência que eles utilizam para semear cada vez mais a insegurança face a órgãos de segurança estatais ainda em gestação.

-0- PANA/BY/FK/IZ 16nov2015