MNE francês visita Camarões
Paris, França (PANA) - O ministro francês da Europa e Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, inicia esta quarta-feira uma visita de 72 horas aos Camarões para se reunir com as diferentes autoridades deste país da África Central, soube a PANA de fonte oficial.
Segundo o Quai d’Orsay (Ministério francês dos Negócios Estrangeiros), Le Drian vai avistar-se com o Presidente Paul Biya e com os líderes dos partidos representados no Parlamento camaronês.
O chefe da diplomacia francesa vai igualmente encontrar-se com os principais animadores do grande diálogo nacional realizado de 30 de setembro a 4 de outubro deste ano, a fim de dar uma resposta política à crise das províncias anglófonas do país.
Ele exortará os seus interlocutores "a continuar a dinâmica de diálogo iniciada", antes de declarar o apoio de França à excução das conclusões do grande diálogo nacional, nomeadamente, a favor da descentralização”, sublinhou a mesma fonte.
França saudou vivamente o diálogo nacional nos Camarões, proposto pelo Presidente Biya e desejou que esta concertação entre os Camarões abra a via para uma resolução política da crise nas províncias do noroeste e do sudoeste.
Paris também reiterou a sua condenação do recurso a qualquer forma de violência, sublinhando o seu apoio ao diálogo e à livre expressão das diferentes sensibilidades políticas.
Por outro lado, durante as suas diferentes discussões com os responsáveis camaroneses, o chefe da diplomacia francesa reafirmará o apoio do seu país aos Camarões na luta contra o terrorismo, em particular, contra o grupo terrorista Boko Haram, uma ameaça no extremo-norte do país.
Ele vai reunir-se ainda com representantes das populações afetadas pelo flagelo do terrorismo e comempresários franceses e camaroneses, em Doualá, para, com estes últimos, analisar projetos de cooperação e desenvolvimento económico entre os dois países.
-0- PANA BM/JSG/FK/IZ 23out2019