Agência Panafricana de Notícias

MNE francês anuncia reunião de doadores sobre Mali na Etiópia

Paris, França (PANA) - Uma reunião de doadores para o Mali vai realizar-se em finais de janeiro corrente em Addis Abeba, na Etiópia, à margem da XX cimeira da União Africana (UA), anunciou segunda-feira à noite em Paris o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Laurent Fabius.

« Para além da vertente segurança, a (atual) intervenção (militar) no Mali comporta uma dimensão política e uma vertente desenvolvimento. É já para nos envolvermos na preparação desta vertente desenvolvimento que vamos reunir em finais de janeiro corrente, em Addis Abeba, os doadores do Mali”, explicou Fabius durante uma conferência de imprensa.

Ele precisou ter discutido a preparação desta conferência com o seu homólogo maliano, Tiéman Coulibaly, que ele recebeu segunda-feira à tarde na capital francesa.

« O primeiro objetivo da intervenção de França no Mali é conter o avanço dos terroristas para o sul, objetivo que está em curso de satisfação. Tratou-se igualmente de evitar o desabamento total do Mali e de aplicar as resoluções pertinentes das Nações Unidas », lembrou o ministro francês dos Negócios Estrangeiros.

Segundo ele, França está a trabalhar no dossiê maliano em estreita colaboração com a UA, com a Comunidade Económica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO) e com as Nações Unidas.

« Estamos em contacto permanente com as autoridades malianas e com os nossos outros amigos africanos neste dossiê. Trata-se de fazer respeitar a legalidade internacional tal como definida pelas resoluções 2056, 2071 e 2085 do Conselho de Segurança das Nações Unidas”, explicou Fabius.

Cerca de 750 soldados franceses já estão no Mali para, por um lado, garantir a segurança dos seis mil cidadãos franceses residentes neste país e, por outro lado, participar, com as tropas africanas, na reconquista da parte norte do território maliano ocupado há nove meses por grupos islamistas armados.

-0- PANA SEI/JSG/IBA/FK/IZ 15jan2013