MNE defende reabertura rápida de embaixadas em Tripoli
Tripoli, Líbia (PANA) - A ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najal Al-Mangouch, anunciou ter acordado com parceiros da Líbia como França, Alemanha, e Itália em retomar rapidamente as atividades das embaixadas e consulados em todo o território nacional e a facilidade dos procedimentos de vistos.
Em conferência de imprensa conjunta, nesta quinta-feira, em Tripoli, com os ministros dos Negócios Estrangeiros de Itália, Luigi Di Maio; de França, Jean-Yves Le Drian; e da Alemanha, Haiko Maas, a governante líbia sublinhou que foi igualmente decidido ativar e reconstruir a confiança na retomada da atividade económica com todas as partes governamentais e privadas para promover o crescimento, na Líbia.
A chefe da diplomacia líbia sublinhou que a estabilidade da Líbia a nível regional se repercute positivamente não apenas, na Líbia, mas igualmente em todos os países vizinhos incluindo os Estados europeus”.
"O princípio da soberania da Líbia constitui uma base que não pode ser objeto de negociações na estratégia da política dos Negócios Estrangeiros do Governo de Unidade Nacional”, insistiu a ministra dos Negócios Estrangeiros.
Najal Al-Mangouch também sublinhou "a necessidade da retirada imediata de todos os mercenários estrangeiros de todo o território líbio”.
Ela reiterou que o Governo de Unidade Nacional reafirmou o seu compromisso de respeitar o roteiro do Fórum do Diálogo Político líbio.
Os três ministros europeus chegaram, nesta quinta-feira ao aeroporto internacional de Maitigua (arredores leste de Tripoli), no quadro de uma visita destinada a reafirmar a unidade da União Europeia (UE) no dossiê líbio, após a entrada em funções do Governo de Unidade Nacional na Líbia.
-0- PANA BY/IS/FK/IZ 25março2021