Agência Panafricana de Notícias

MNE belga inaugura nova Embaixada na RDC

Bruxelas, Bélgica (PANA) - O ministro belga dos Negócios Estrangeiros, Didier Reynders, iniciou segunda-feira uma visita de trabalho, em Kinshasa, durante a qual deve presidir à cerimónia de inauguração da nova Embaixada da Bélgica na RD Congo.

Depois da cerimónia de inauguração da nova cancelaria, o chefe da diplomacia belga regressa a Bruxelas antes de seguir terça-feira para Abidjan, com vista a acompanhar o primeiro-ministro, Charles Michel, que deve participar na quinta cimeira União Europeia-União Africana (UE-UA) a decorrer de 29 a 30 deste mês, capital económica ivoiriense.

Construído em cinco pisos, o novo edifício ultramoderno está situado na avenida de 30 de junho, no bairro de Gombé, onde se encontram praticamente todas as representações diplomáticas na RD Congo, bem como os Ministérios.

O antigo edifício que acolhia a Embaixada da Bélgica construído na época colonial estava vetusto a ponto de que qualquer renovação era quase impossível, segundo fonte oficial.

A breve estada do chefe da diplomacia belga em Kinshasa será uma ocasião para desanuviar as relações entre a Bélgica e a RD Congo.

Estas relações estavam tão deterioradas que o Governo congolês proibiu os jornalistas congoleses de garantir a cobertura mediática na nova Embaixada da Bélgica e da festa nacional da Bélgica, a 21 de julho último, sob pena de serem demitidos das suas funções.

-0- PANA AK/IS/SOC/MAR/IZ 27nov2017