MNE alemão visita Tunísia
Túnis, Tunísia (PANA) – O ministro alemão dos Negócios Estrangeiros, Heiko Maas, inicia este domingo e até segunda-feira uma visita à Tunísia, no quadro de um périplo pela África do Norte, anuncia um comunicado do Ministério tunisino dos Negócios Estrangeiros.
Esta visita será uma oportunidade para os ministros dos Negócios Estrangeiros dois países examinarem “as vias e os meios de reforçar as boas relações bilaterais que ligam os dois Estados amigos” e várias outras questões regionais e internacionais de interesse comum, nomeadamente a crise líbia.
O chefe da diplomacia alemã vai reunir-se com o Presidente Kais Saied, com o ministro tunisino dos Negócios Estrangeiros, Khemais Jhinaoui, e com representantes da sociedade civil.
A Alemanha representa uma parceira económica importante da Tunísia, onde 250 empresas alemãs operam no domínio do desenvolvimento. Também apoia a Tunísia em diferentes projetos no valor de um bilião 500 milhões de euros.
O setor da energia representa um grande interesse para a parte alemã que contribuiu, há vários anos, para a orientação da Tunísia para desenvolver energias limpas através das apoio técnico e tecnológico.
Existe entre os dois país uma cooperação em segurança das fronteiras terrestres e marítimas, como nos aeroportos, e um acordo no domínio da migração que prevê o repatriamento de mil e 500 Tunisinos clandestinos.
-0- PANA YY/IN/BEH/FK/IZ 27out2019