MINUSMA preocupada com ataque mortífero no centro do Mali
Bamako, Mali (PANA) – A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) declara-se extremamente preocupada com informações concordantes e corroboradas por autoridades locais sobre um ataque mortífero ocorrido domingo último contra civis na aldeia de Sobame, no centro do Mali, indica um comunicado da referidade entidade transmitido à PANA.
distrito de Sangha, situado a cerca de 43 quilómetros no nordeste no círculo de Bandiagara, na região de Mopti, no Centro do Mali,
Segundo as informações preliminares disponíveis, numerosos homens armados fizeram irrupção pela aldeia e mataram 95 mortos e feriram numerosos, acrescentou o comunicado.
O representante especial do Secretário-Geral da Organização das Nações Unidas no Mali e chefe da MINUSMA, Mahamat Saleh Annadif, disse-se "chocado e indignado" por este novo ataque no centro do Mali.
“Condeno firmemente este ato duma barbaria sem nome, bem como apelos à violência. Exorto as autoridades malianas a inquirirem rapidamente sobre esta tragédia e julgarem os autores”, lê-se na nota.
"Este drama lembra-nos igual e infelizmente que nesta espiral da violência, não há os maus dum lado e bons do outro lado. Todo o mundo é responsável. O limiar de intolerável é atingido e o tempo dum sobresalto nacional impõe-se. A MINUSMA vai tomar toda a sua parte de responsabilidade”, declarou Annadif.
Em reação ao ataque, a MINUSMA reforçou as suas operações de segurança atualmente no centro do Mali, com o objetivo de apoiar as Forças de Defesa e de Segurança malianas nos seus esforços de segurança e da proteção da população.
A MINUSMA desdobrou atualmente uma missão de inquérito especial dos direitos humanos aos locais para elucidar estes incidentes e apoiar as autoridades malianas nos seus inquéritos judiciais, sublinha o comunicado.
-0- PANA GT/IS/MAR/DD 10junho2019