Agência Panafricana de Notícias

MINUSMA indignada com morte de 9 capacetes azuis no norte do Mali

Bamako, Mali (PANA) - O representante especial adjunto da Missão Multidimensional das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), Arnauld Akodjenou, declarou-se indignado pela morte de nove capacetes azuis do contingente nigerino e vários outros feridos, após um ataque perpetrado na sexta-feira contra Indelimane, no eixo Ansongo-Menaka, na região de Gao, no norte do Mali.

"Estou horrorizado com esse ato cobarde e odioso que provoca em mim raiva e indignação. Mais uma vez, vidas foram perdidas em nome da paz no Mali. Esses crimes não devem ficar impunes. Esta violência deve parar imediatamente e a MINUSMA convida mais uma vez todos os atores implicados na busca de soluções duma paz duradoura a assumirem a sua responsabilidade para um desenlace rápido desta crise que já durou demasiado tempo."

Akodjenou apresentou, em nome da missão, as suas condolências às famílias das vítimas bem como ao povo e ao Governo do Níger.

Importantes meios aéreos foram imediatamente mobilizados para proteger a área e auxiliar os soldados da paz.

No intervalo de alguns dias, 20 capacetes azuis foram mortos no norte do Mali, na sequência de ataques ou atentados suicidas perpetrados por jihadistas que continuam ativos na área, apesar da perseguição das forças francesas e das forças africanas e malianas desde janeiro de 2013, que os expulsaram do norte do Mali ocupado durante 10 meses.

-0- PANA GT/DIM/IZ 05out2014