Ouagadougou, Burkina Faso (PANA) - A Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA) desdobrou, terça-feira, 140 capacetes azuis, incluindo 11 mulheres provenientes do Burkina Faso, para contribuir, com outras nações no seio da instituição, na província de Gao, no norte do Mali, para o reforço da estabilidade e paz, soube a PANA de fonte oficial.
De acordo com um comunicado da missão onusina, os soldados da paz da unidade de Polícia, constituída pela UNPOL do Burkina Faso, chegaram recentemente à cidade de Askia, onde estão a participar numa formação específica de iniciação em matéria de organização da polícia onusina.
Também aprendem aspetos ligados à boa conduta e à disciplina, a diferentes formas de exploração e abusos sexuais, be, como a bons métodos de prevenção do VIH/Sida, entre outros.
O Burkina Faso participa com dois batalhões, ou seja, mais de mil 740 soldados, nas operações de manutenção da paz da Organização das Nações Unidas (ONU) no Mali, desde o desdobramento da MINUSMA em 2013.
-0- PANA TNDD/IS/FK/DD 28out2020