MINUSMA condena ataque terrorista contra sua força nonordeste do Mali
Bamako, Mali (PANA) – O chefe da Missão Multidimensional Integrada das Nações Unidas para a Estabilização do Mali (MINUSMA), El-Ghassim Wane, condenou o ataque terrorista perpetrado, sexta-feira úlltima contra a mssão ounsina, perto da cidade de Ber, na província de Timbuktu, no nordeste do Mali, soube a PANA de fonte oficial.
"Condeno com firmeza este ato cobarde contra a nossa patrrulha. Esta perda trágica constitui uma lembrança brutal dos riscos com que os nossos soldados da paz estão confrontados quando trabalham continuamente para trazer de volta a estabilidade e paz ao povo maliano”, lamentou a MINUSMA num comunicado.
El-Ghassun Wane, ao apresentar as suas “sentidas condolências ao Governo, aos irmãos de armas e à família dos colegas militares tombados”, desejou “rápidas melhoras aos feridos.”
O mesmo documento assinala que "a segurança e proteção dos capacetes azuis continuam a ser uma prioridade, e todos os esforços serão envidados para reforçar a sua proteção face à evolução dos desafios de segurança no Mali.”
A MINUSMA reafirma o seu comromisso com o povo maliano e a sua determinação a continuar a sua missão a favor da paz e estabilidade no país.
Garantiu trabalhar "em estreita colaboração" com autoridades malianas a fim de investigar sobre o incidente e julgar os responsáveis em tribunais.
Esta reação da MINUSMA segue-se a morte de um dos seus capacetes azuís e aos ferimentos graves a outros, cujas nacionalidades não foram reveladas, na sequência de um ataque terrorista, sexta-feira última, com engenhos explosivos improvisados.
Seguiram-se logo depois disparos diretos na província de Timbuktu. lê-se na nota.
-0- PANA GT/JSG/FK/DD 12junho2023