Agência Panafricana de Notícias

MINUAD preocupada com recrudescimento de combates em Darfur

Cartum, Sudão (PANA) – A Missão Conjunta das Nações Unidas e da União Africana em Darfur (MINUAD) exprimiu as suas preocupações pela recrudescência dos combates violentos na região de Darfur, no oeste do Sudão, e exortou todos os beligerantes a demostrar retenção numa altura em que os seus representantes estão reunidos no Qatar para encontrar uma solução à crise latente.

Um comunicado da MINUAD entregue à PANA no fim de semana indica que o representante especial conjunto e chefe da missão, Ibrahim Gambari, exprimiu as suas profundas preocupações diante do recrudescimento dos combates entre as forças do Governo do Sudão e as de movimentos rebeldes no norte Darfur.

Violentos confrontos prosseguem sem interrupção na região desde meados de dezembro de 2010, incluindo contra populações civis que provocaram perdas humanas, ferimentos, danos materiais e uma nova deslocação de milhares de pessoas e a retirada do pessoal humanitário.

« O representante especial conjunto está particularmente perturbado pelos relatos de novos confrontos entre as forças governamentais e um grupo combinado de combatentes saídos de vários movimentos rebeldes na região de Shangil Tobaya, a cerca de 66 quilómetros no sudoeste de Fashir, capital do norte de Darfur », indica o comunicado.

Ele cita Gambari como tendo lançado um apelo a todos os beligerantes para cessar qualquer ação ofensiva e qualquer confronto armado e para facilitar o acesso das organizações humanitárias e da MINUAD nas zonas onde vivem as populações necessitadas.

A nota indica que o representante especial conjunto recorda a todas as partes que, neste momento, as negociações e o diálogo político em curso prometem uma resolução pacífica do conflito em Darfur e exortou-as a comprometer-se inteiramente ao processo de paz, a demostrar retenção e a assegurar a proteção dos civis.

-0- PANA MO/SEG/ASA/TBM/IBA/MAR/IZ 21fev2011