Agência Panafricana de Notícias

MFWA exige libertação de jornalistas ivoirienses

Dakar- Senegal (PANA) -- A Fundação para a Imprensa na África Ocidental (MFWA), sediada em Accra (Gana), interpelou o Governo ivoiriense e exigiu "a libertação imediata e incondicional" de três jornalistas detidos, indicou segunda-feira uma declaração do organismo sub-regional de defesa da liberdade de imprensa.
Os três jornalistas - Saint-Claver Oula (chefe de redação), Stéphane Guédé (editor) e Théophile Kouamouo (diretor) - do diário privado ivoiriense "Le Nouveau Courrier" foram presos por ordem do Procurador da República, Raymond Tchimou Féhou.
O diretor executivo da MFWA, o professor Kwame Karikari, indicou que os jornalistas foram detidos depois de terem publicado um relatório sobre alegações de desvio de fundo no setor do café e do caucau na Côte d'Ivoire.
A MFWA exprimiu a sua consternação na sequência da detenção dos jornalistas, lançando um apelo para a sua "libertação imediata e incondicional".
"A MFWA está chocada pela atitude manifesta das autoridades ivoirienses que obrigam os jornalistas a revelar as suas fontes", declarou.
"A condencialidade e a proteção das fontes são os princípios chaves do jornalismo em toda parte no mundo, incluindo na Côte d'Ivoire", prossegue o comunicado.