Agência Panafricana de Notícias

MEND reivindica novos ataques contra oleodutos na Nigéria

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) anunciou sábado ter atacado oleodutos e gasodutos pertecentes ao gigante petroleiro americano Chevron, no quadro da continuação da operação "Ouragan Piper Alpha" que visa paralisar a produção e a exploração do petróleo da Nigéria.
"Por volta das 18h00, hoje 12 de Junho de 2009, numa altura em que (o Matthew Maguire (refém britânico) se deslocou ao Estado de Rivers (sudeste da Nigéria), fizemos explodir um importante gasoduto e um oleoduto pertecentes a Chevron JV, reparados recentemente com mais de 56 milhões de dólares americanos", reveindica o grupo num comunicado transmitido via email aos médias.
De acordo com a nota, os oleodutos situam-se a 200 metros do Campo 5 abandonado no Estado do Delta, que o Exército em princípio tem o dever controlar.
As mesmas canalizações deveriam ser reinauguradas, o que significa o regreso ao ponto de partida", regozijou-se o MEND.
O grupo independentista prometeu atacar ainda o depósito de armazenamento da Chevron em Escravos e pediu aos empregados locais para se retirar do local senão terão um rumo terrível.
O ataque de sexta-feira última é o segundo lançado contra o grupo Chevron num espaço de uma semana.
Terça-feira última, o MEND anunciava que os seus combatentes tinham atirado uma granada propulsada por um foguete para a estação de bombagem de Otunana pertecente a Chevron, igualmente no Estado do Delta, incendiando as suas instalações.
Mesmo reconhecendo que a estação pegou fogo, o Exército explicou que o incêdio se deveu a uma avaria do sistema e não a um acto de sabotagem.
Revoltado pela ofensiva lançada pelo Exército nos meados de Maio último contra seus militants separatistas, o MEND prometeu atacar sem parar as plataformas petrolíferas do país a fim de paralisar a produção e a exportação do ouro negro deste país da África Ocidental.