Agência Panafricana de Notícias

MEND reivindica ataque contra instalação portuária em Lagos

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) reivindicou segunda-feira um ataque perpetrado domingo à noite contra o cais de Atlas Coves em Lagos, uma instalação portuária.
"Combatentes do MEND fortemente armados levaram a cabo domingo, 12 de Julho de 2009, por volta das 22h30 um ataque contra o cais Atlas Cove no Estado de Lagos.
O depósito e os camiões-cisternas estacionados no local estão actualmente em fogo", anunciou o MEND num comunicado.
Situado ao largo de Lagos, o cais é uma instalação chave para a descarga dos produtos petroleiros importados e serve de ponto de distribuição, graças a uma rede de oleodutos, para alimentar os depósitos do sudoeste do país.
Trata-se do primeiro ataque do MEND fora do Delta do Níger na sua luta para uma distribuição mais equitativa dos rendimentos do petróleo.
Com este ataque, o MEND acaba com as especulações segundo as quais ele vai pôr termo aos seus ataques com a libertação do seu líder, Henry Okah, que teria aceite a oferta de amnistia do Governo federal.
A libertação de Okah faz parte das reivindicações do MEND para a cessação das violências no sudeste da Nigéria, a zona de produção petrolífera.
"Desejamos assegurar o nosso papel e os nossos simpatizantes que não vamos vender a nossa terra natal para uma tijela de papa de aveia porque defendemos apenas o povo do Delta do Níger", afirma o MEND.
O MEND felicitou o Presidente americano, Barack Obama, por ter escolhido o Gana e não a Nigéria ou outros países africanos durante a sua primeira visita oficial à África Subsariana.
"Felicitamos o nosso irmão Barack Obama por ter escolhido o Gana e não países em situação de fracasso como a Nigéria, Angola ou a Guiné Equatorial para a sua primeira visita oficial à África Subsariana", sublinha o MEND.
"É uma mensagem consoladora para os Africanos comuns que já não terão de suportar o facto de ver na televisão as imagens dolorosas dos seus líderes que abraçam Presidentes americanos", acrescentou.