Agência Panafricana de Notícias

MEND ameaça pôr termo a cessar-fogo unilateral

Lagos- Nigéria (PANA) -- O Movimento para a Emancipação dos Povos do Delta do Níger (MEND) ameaçou quarta-feira pôr termo ao cessar-fogo de 60 dias decretado por ele unilateralmente no mesmo dia se a Força Militar Especial Mixta (JTF) atacar um dos seus campos.
"Apenas 12 horas após a entrada em vigor do nosso cessar-fogo, a Força Militar Especial enviou, a partir de Warri, sete canhoneiras cheias de soldados fortemente armados que se dirigem para um dos nossos campos perto da fronteira dos Estados do Delta e de Ondo (no sudeste da Nigéria)", afirma o MEND num comunicado divulgado em Lagos.
O movimento rebelde nigeriano advertiu que "se esta informação proveniente duma fonte muito fiável no seio da JTF se confirmar, o cessar-fogo será anulado de imediato".
A decisão do MEND de observar um cessar-fogo seguiu-se à libertação, segunda- feira última, do seu líder, Henry Okah, que beneficiou duma amnistia do Governo Federal Nigeriano após dois anos de encarceramento por "traição" e "tráfico de armas".