Agência Panafricana de Notícias

MEND ameaça ataques no dia da festa da independência da Nigéria

Lagos, Nigéria (PANA) – O Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) ameaçou perturbar a celebração do 51º aniversário da ascensão à independência da Nigéria a 1 de outubro próximo, colocando bombas como o fez no ano passado.

« A a 1 de outubro de 2011, o Movimento para a Emancipação do Delta do Níger (MEND) tenciona instalar bombas em Eagle Square e nos seus arredores imediatos, onde decorrerá a celebração do aniversário da ascensão à independência », anunciou o grupo rebelde num comunicado transmitido terça-feira à noite por correio à imprensa.

Na nota, o público é chamado a "considerar esta advertência como a primeira e a última", explicano que "não haverá outras após a colocação ou a detonação destes engenhos para os quais nós procederemos de forma inédita".

O MEND afirma que após 51 anos de independência, os Nigerianos não têm nada a celebrar.

É esta mesma razão que eles deram para justificar os ataques à viatura armadilhada que interromperam a celebração da festa nacional do ano passado.

Desde o programa de amnistia largamente coroado de êxito para os militantes do Delta do Níger, houve uma acalmia nos ataques do MEND que reduziram uma vez para um terço a produção petrolífera na Nigéria.

Por outro lado, a seita islamita Boko Haram reivindicou a responsabilidade por uma série de ataques, principalmente na parte norte do país e na capital federal, Abuja.

-0- PANA SEG/FJG/JSG/FK/IZ 29set2011