Tripoli, Líbia (PANA) - A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) manifestou a sua preocupação com a segurança de Imad al-Harathi, diretor da Liga Nacional da Juventude, alegadamente raptado domingo último por desconhecidos, do seu gabinete em Tripoli, soube a PANA de fonte oficial.
Al-Harachi terá sido raptado na sequência do seu apelo a uma manifestação pacífica de apoio às eleições de 24 dezembro próximo na Líbia, de acordo com a fonte.
Num comunicado emitido terça-feira última à noite, a MANUL alertou que os movimentos de Harathi continuam desconhecidos.
Salientou que "os direitos à liberdade de expressão e reunião são fundamentais e protegidos pelo direito nacional e internacional", apelando por conseguinte à "libertação imediata de al-Harathi e a um inquérito rápido e aprofundado sobre do seu rapto."
A Liga Nacional de Apoio à Juventude tinha anunciado que ia realizar uma assembleia à frente da sede da Alta Comissão Nacional Eleitoral, terça-feira última, ao meio-dia, para exigir a organização de eleições parlamentares e presidenciais na data prevista, isto é, a 24 de dezembro próximo.
A persistência de divergências entre os partidos líbios sobre a adoção de uma base constitucional compromete a organização de eleições gerais na Líbia a 24 de dezembro próximo, conforme o roteiro do Fórum de Diálogo Político Líbio.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/DD 30setembro2021