Trípoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas (MANUL) diz-se preocupada com informações sobre várias vítimas civis em recentes confrontos entre dois grupos armados em Trípoli, soube a PANA de fonte oficial.
Violentos confrontos armados começaram na madrugada de sexta-feira última a partir da província de Al-Fournaj, no leste de Trípoli, e foram utiilizadas armas ligeiras e médias, entre elementos armados do “Dispositivo de Dissuasão de Luta contra o Terrorismo e Crime Organizado” e outros filiados na “Brigada dos Revolucionários de Trípoli", segundo a fonte.
Houve 11 mortos e 30 feridos, de acordo com o último balanço do Órgão de Socorros e Emergências.
Num comunicado publicado, sexta-feira na sua página do Facebook, a MANUL exprimiu a sua profunda preocupação por estes desenvolvimentos e pede um inquérito sobre os incidentes.
Também pede justiça para as vítimas e as suas respetivas famílias, considerando "inaceitável qualquer ato que puser em perigo a vida de civis".
A missão apelou a todos os Líbios para a fazerem o seu possível para preservarem a "frágil estabilidade do país neste período sensível."
"Todas as partes devem demonstrar um máximo de moderação, resolver as suas divergências através do diálogo e respeitar as suas obrigações em virtude do direito nacional e intercional de proteger os civis e as infraestruturas civis”, lembrou a MANUL.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 23julho2022