MANUL preocupada com atos de violência contra advogados na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) – A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) exprimiu a sua “preocupação” relativa “à perseguição, restrrições e prosseguimento dos atos de violência“ contra advogados na Líbia, nomeadamente advogado Abdallah Ali Farhat espancado a 18 de julho corrente no Tribunal de Trípoli por guardas dum grupo armado designado “Dispositivo de Dissuasão da Luta contra o Terrorismo e Criminalidade”.
Num comunicado publicado sábado, a MANUL declarou que "seis outros advogados forarm vítimas de agressões, detenções e aprisonamentos arbitrários nos últimos seis meses.”
Apelou a um inquérito completo e independente sobre os ataques contra os profissionais do direito que exerciam o seu trabalho de forma oficial, e pede contas a todos os autores de violência.
Os advogados desempenham um papel essencial no processo da justiça e, em virtude da lei líbia, devem ser protegidos contra a detenção, encarceramento e outros procedimentos judiciais no exercício das suas funções oficiais, sublinhou a MANUL.
Quarta-feira última, a Ordem dos Advogados de Trípoli anunciou ações de protestos graduais, incluindo a suspensão dos trabalhos em todos os tribunais e jurisdições, a partir de domingo 24 de julho corrente.
Estas ações seguem-se ao ataque contra o advogado Abdallah Ali Farhat, ocorrido a 18 do mesmo mês, no Complexo de Tribunais e a ações judicais contra membros da Força Especial de Dissuasão.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 24julho2022