MANUL anuncia consenso sobre base constitucional para eleições presidenciais na Líbia
Trípoli, Líbia (PANA) - Os membros do Comité Jurídico do Fórum de Diálogo Político Líbio (FDPL) chegaram a um consenso sobre uma base constitucional para a organização das eleições de 24 de dezembro próximo, anunciou sábado a Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL).
Segundo a mesma fonte, a proposta será apresentada ao FDPL para adoção.
O anúncio foi feito no termo de uma reunião direta de três dias, realizada de 07 a 09 de abril corrente, na Tunísia, para finalizar as discussões sobre a base constitucional para as eleições nacionais de 24 de dezembro de 2021.
Num comunicado, a MANUL precisou que os membros do Comité Jurídico trabalharam durante longas horas e conseguiram ultrapassar as divisões e alcançar um consenso sobre uma base constitucional para as eleições.
A MANUL saudou os esforços envidados pelos membros do Comité Jurídico para abordar esta questão importante, com dedicação, empenho e espírito de compromisso, garantindo “ter tomado nota de divergências que subsistem em várias questões que serão remetidas para o FDPL para decisão final.
Falando na reunião do Comité Jurídico, o enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e chefe da MANUL, Jan Kubis, declarou que o FDPL chegou a um acordo sobre os princípios e as modalidades fa base constitucional das eleições.
“Eu sei que este trabalho representa o resultado de discussões intensas e que vocês tiveram de ultrapassar fortes divisões”, disse.
Ele exortou os membros do Comité a identificar a forma mais coerente e consensual de consolidar as suas discussões e apresentar um relatório ao FDPL.
Os membros do Comité Jurídico do FDPL anunciaram sexta-feira última ter chegado a uma base constitucional para as eleições gerais de 24 de dezembro.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 11abril2021