Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia perdeu nove biliões 888 milhões de dólares americanos devido ao fecho das instalações petrolíferas e à suspensão das operações de produção e exportação, anunciou quarta-feira, a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC).
De acordo com um comunicado da NOC, « as perdas acumuladas pelas oportunidades perdidas de venda do petróleo atingiram nove biliões 888 milhões de dólares americanos durante 232 dias, mais precisamente desde 18 de janeiro último.
As forças filiadas ao marechal rebelde Khalifa Haftar impuseram, desde 18 de janeiro último, um bloqueio nos campos e portos petrolíferos nas províncias que elas controlam, causando uma perda da produção diária de 800 mil barris contra uma produção quotidiana de mais de um milião 200 mil barris antes.
O Banco Central da Líbia (BCL) revelou uma diminuição das receitas petrolíferas e soberanas de 43 porcento avaliada em três biliões 627 milhões de dinares (cerca de dois biliões 628 milhões de dólares americanos) durante o período de janeiro a finais de agosto último, contra seis milhões 464 milhões de dinares que deveriam ser pagos de acordo com as previsões financeiras.
Em estatísticas publicadas terça-feira, o BCL apontou um défice das receitas petrolíferas que diminuíram de um bilião 660 milhões de dinares, ou seja 41 porcento, para dois biliões 340 milhões de dinares, contra quatro biliões de dinares no mesmo período.
-0- PANA BY/JSG/SOC/FK/IZ 17Pset2020