Praia, Cabo Verde (PANA) - O Luxemburgo disponibilizará 3.000.000 euros para reforçar a segurança alimentar com nomeadamente o Programa Nacional das Cantinas, soube a PANA de fonte oficial.
O financiamento será disponibilizado no quadro de um memorando de entendimento assinado quinta-feira na cidade da Praia entre Cabo Verde e o Luxemburgo, dr acordo com uma nota de imprensa do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Cooperação e Integração Regional (MNECIR).
O referido memorando formaliza a intenção do Governo do Luxemburgo de conceder ao Governo de Cabo Verde o referido montante por um período de dois anos.
“Tendo em conta o cenário de crise multifacetada que atravessa Cabo Verde, o Luxemburgo responde assim ao apelo internacional lançado no seguimento da Declaração da Situação de Emergência Económica e Social de Cabo Verde”, lê-se no documento.
O Governo espera que, através deste apoio, todas as crianças do ensino pré-escolar e as do ensino secundário possam beneficiar de pelo menos uma refeição quente, sã e equilibrada por dia.
O acordo entre ambas as partes foi assinado pela secretária de Estado dos Negócios Estrangeiros e Cooperação, Miryan Vieira, e pelo diretor-geral da Cooperação para o Desenvolvimento e Ação Humanitária, Christophe Schiltz.
Este último encontra-se em Cabo Verde desde o dia 17 de outubro.
-0- PANA CS/DD 21out2022